Especialidades

Home » Nutrição funcional

Nutrição funcional


O seria isso?

Todos aprenderam que todos somos formados por milhões de células e que estas necessitam de vários nutrientes para se desenvolverem, manterem e atuarem adequadamente.

Sem isso, a célula adoece e consequentemente você adoece.

Então, todos sabem que uma dieta saudável, equilibrada na oferta de carbo-hidratos, gorduras, proteínas, sais minerais e água traz benefícios a todos e é isso seria conceito básico da Nutrição

Contudo, a Nutrição vai muito além disso e, embora obvio que este conceito descrito é válido e vai beneficiar à todos que dele se utilizarem, porém é restrito e simples demais por que diz respeito apenas ao conceito da NUTRIÇÂO TRADICIONAL.

Quando se fala em NUTRIÇÂO FUNCIONAL a ideia central é aplicar a CIÊNCIA DOS NUTRIENTES para manter ou restabelecer o equilíbrio metabólico INDIVIDUAL considerando o diagnóstico do padrão de relacionamento entre as suas células daquele individuo com  os nutrientes.

Hoje é facilmente demonstrado que duas pessoas de uma mesma família digerem, ou metabolizam, ou “se relacionam” com um mesmo alimento de formas diferentes.

É simplista demais com os conhecimentos de hoje achar que uma dieta que “faz bem a um fará a todos” embora se saiba que varias refeições, pequenas quantidades, restrição de gorduras, enlatados, embutidos e corantes será benéfica para todos, respeitado assim os preceitos tradicionais descritos acima.

O conceito de alimento funcional individualiza , potencializa e disponibiliza a tão almejada dieta ideal e permite entender por que algumas pessoas comem igual e uma engorda e outra não. Mais ainda, facilita perceber que é plenamente possível a eterna desculpa dos gordinhos que dizem “eu não como tanto mas engordo muito”.

Assim a eterna “contagem de calorias” ou até mesmo “o tipo de grupo sanguíneo” (largamente associada de forma indevida a Ortomolecular) deixam de fazer sentido já que o fundamental é PERSONALIZAR a dieta valorizando o perfil bioquímico e metabólico do paciente

Deixemos de ser simplistas e valorizemos os conhecimentos e recursos do século XXI, ou seja, para viver bem neste século, não se pode pensar e comer como no século passado.

Enquanto essa verdade perdurar, vamos continuar assistindo a Obesidade avançar e matar desde crianças até os mais idosos, sem respeitar inclusive as classes sociais.

CONVÊNIOS (Apenas consultas e avaliações)

                   
                   
* Unimed - exceto Campos e Macaé onde oferecemos um desconto especial de 50% para os seus usuários

Fale conosco

UNIDADES

  • Campos (Novo)
  • Macaé
  • Cordeiro
  • Friburgo
  • Itaperuna

© 2013 etiserver